fbpx

Exames Otorrinolaringológicos

Precisa de emergência com algum desses exames? Fale com a gente no WhatsApp.

Ou se preferir envie um e-mail!​

Imitanciometria

Hoje em dia existem vários tipos de testes para detectar problemas de audição. Um desses exames é a imitanciometria, também conhecido como impedanciometria. Esse procedimento avalia a mobilidade do sistema tímpano-ossicular e verifica a presença ou ausência de reflexos acústicos.

Ao final da imitanciometria é possível identificar se o paciente apresenta algum grau de perda auditiva, bem como definir o seu tipo (condutiva ou neurossensorial). Fora isso, o exame detecta problemas na tuba auditiva, infecções, disfunções como otosclerose entre outras coisas.

Por conta da sua funcionalidade ampla, o teste é indicado em diversos casos, a citar:

  • como complemento da audimetria;

  • no tratamento da otite;

  • na identificação de dores de ouvido;

  • no diagnóstico de alergias respiratórias e respiração bucal;

  • na análise auditiva de pacientes com paralisia do nervo facial;

  • em pessoas com zumbido;

  • na triagem auditiva de bebês;

  • na avaliação auditiva de crianças

 

A imitanciometria é dividida em três momentos: timpanometria, teste de reflexo acústico e teste de decaimento do reflexo acústico. Essas etapas são realizadas em sequência com a ajuda de um fone de ouvido e uma pequena sonda que libera estímulos sonoros. Tudo é praticamente indolor e não invasivo.

Audiometria Vocal e Tonal

A audiometria tonal é um exame que avalia a capacidade auditiva do indivíduo através de estímulos acústicos. Esses estímulos são transmitidos por um fone de ouvido e um vibrador sonoro.

Na audiometria, existem dois tipos de exame: tonal e vocal. A audiometria tonal testa o grau e o tipo de perda auditiva, já o vocal, pesquisa a capacidade de detectar a fala humana.

A audiometria é um exame que avalia a capacidade do paciente para ouvir sons. Geralmente esse exame é pedido quando, numa consulta médica, o paciente ou seus familiares alegam que ele está “ouvindo pouco”, mas pode servir também para complementar outros diagnósticos (traumas, infecções, condições hereditárias, etc.).

Precisa de emergência com algum desses exames? Fale com a gente no WhatsApp.

Ou se preferir envie um e-mail!​

 Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Confira nossos termos de uso aqui: política de privacidade.